Autor: Ransom Riggs
Páginas: 336
Editora: Leya
Jacob sempre ouviu histórias de seu avô, histórias sobre crianças peculiares e o mundo cheio de monstros e seres esquisitos. Todos acreditavam que Abe era louco. Primeiramente, Jacob acreditava naquelas histórias quando tinha 6 anos, mas com passar do tempo, passou a acreditar que era tudo uma mentira inventada por seu avô para contar-lhe histórias quando criança, e que as fotos mostradas poderiam ter sido manipuladas para parecerem verdadeiras.
"— Mas por que os monstros queriam machucar você? — Porque não éramos como as outras pessoas. Éramos peculiares. — Peculiares como?— Ah, de várias maneiras — disse naturalmente, como se estivesse discutindo a previsão do tempo. — Havia uma garota que podia voar, um menino que tinha abelhas vivendo dentro dele, um irmão e irmã que podiam erguer facilmente pedras enormes."
Agora ele tem 16 anos. E recebe uma ligação de seu avô no celular dizendo que estava correndo perigo, e Jacob não acreditou nisso, contudo, mesmo assim quis dar uma checada no avô. Quando chega lá, percebe que as coisas na casa estão tudo reviradas e corre para procurar Abe que não está na casa. Procurando encontra seu avô morto próximo da casa.
Para descobrir os mistérios contados por seu avô e saber se tudo era realmente verdade, ele vai para uma ilha, onde seu avô teria vivido em um orfanato de onde surgira as suas histórias fantásticas contadas ao neto.
Mas será que os mistérios por trás das histórias e da morte do seu avô serão solucionados? Será que as histórias eram verdades? Que monstros seriam esses que perseguiam os peculiares?
Em "O Orfanato da Srta Peregrine para Crianças Peculiares" entramos em um universo totalmente novo. Cheio de fantasia e mistério.
Podemos achar que pela capa e pelas fotos presentes no livro se trate de uma história de terror mas muito pelo contrário vai trazer uma fantasia destinada ao público infanto-juvenil pode até dar uns "arrepios" em certas partes.
O livro faz que o leitor embarque no mundo dos peculiares e que queira saber cada vez mais sobre esse novo mundo e te prende do começo ao fim. Além de se encantar com as crianças e querer saber mais sobre elas (acho que no próximo livro vamos conhecer mais sobre a história deles).
Com fotos presentes no livro, deixa a leitura e o universo do orfanato bem vivos na mente de quem está lendo. As imagens utilizadas no livro são fotografias antigas e num tanto exóticas.
Apesar de possuir 16 anos no momento em que se passa a história, Jacob aparenta ter menos por conta de suas ações/sua mentalidade, entretanto isso não atrapalha muito no desenvolvimento da história. Ainda assim, o livro continua sendo incrível.
Totalmente envolvente após finalizar a leitura o leitor vai desejar loucamente a continuação já lançada aqui como "Cidade dos Etéreos" pela Editora Intrínseca. O terceiro livro ainda não tem previsão para ser lançado por aqui e a Intrínseca disse que irá relançar o primeiro livro em uma edição semelhante a continuação que lançaram em capa dura.
O orfanato vai ganhar uma adaptação que chega aos cinemas em Setembro! E foi produzido por Tim Burton. A adaptação ganhou o nome de "O Lar dos peculiares" no Brasil e conta com Eva Green sendo a senhorita Peregrine, Asa Butterfield (O menino do Pijama Listrado) será o Jacob.
Confira o trailer: