EncrencaTítulo: Encrenca
Autora: Non Pratt
Páginas: 306
Editora: Verus
Classificação: 


Um livro que traz um assunto polêmico nos dias atuais que é a gravidez na adolescência.

Hannah Sheppard tem 15 anos, e não pensa muito antes de fazer algo, costuma seguir a onda do "calor do momento" e chega uma hora em que isso só podia levá-la a uma grande consequência: ela fica grávida. Ela é conhecida por todos no colégio, por ficar com vários garotos, suas roupas curtas/provocantes e por ter uma vida de "curtição", de bebedeira e festas.


Quando descobre que está grávida, primeiramente vem o choque, depois cai a ficha de não poder revelar para ninguém quem é o pai. Logo que a notícia se espalha e é aí que Hannah vê com quem realmente pode contar. Katie, sua melhor amiga e que era como um chiclete sempre junto com Han, vai se mostrar uma pessoa que ninguém que é próximo espera que se torne.

Aaron Tyler é aluno novo no colégio e os curiosos logo criam teorias do porquê ele mudou de escola. É uma pessoa que aparenta ser calma e tranquila mas no fundo esconde algo sobre seu passado que parece o perturbar, apesar de não demonstrar e não querer falar abertamente sobre o que passa em sua cabeça. Numa fase que seria um recomeço para ele, Aaron tenta se enturmar com novos colegas e se encaixar nessa nova realidade. Ele vai ver a situação de Han, e vai querer ajudá-la e mal sabe ela que vai estar ajudando-o de alguma forma também.




"Encrenca" é um pouco machista em certas partes, onde a garota que fica com vários garotos e fica grávida é vista como puta, enquanto o garoto que a engravidou sai impune e não é julgado pela sociedade como Hannah é (o que me incomodou um pouco).

Os capítulos são escritos em primeira pessoa e é intercalado pelos pontos de vista de Hannah e Aaron, são curtos e deixam a leitura mais rápida e prazerosa.

O enredo apresenta uma história profunda, com um tema bem presente em nossa sociedade atual, porém Non faz isso de uma maneira leve, e também nos mostra como é importante o poder da amizade e a presença da família em momentos difíceis de nossas vidas, onde serão eles que realmente estarão ao nosso lado e mesmo não apresentando muitas reviravoltas continuou sendo uma ótima leitura.



Um Comentário

  1. Acho que o objetivo de Non foi exatamente mostrar como a sociedade vê essa situação, não acho que tenha sido intenção ser machista... Não li o livro ainda então não tenho muita certeza sobre isso. Tenho visto muitas resenhas positivas e adoro essa capa!
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir